sexta-feira, 29 de junho de 2007

"O mais profundo é a pele"

Outro exemplo que pode ser interligado com as máscaras são os projetos de Otto Wagner, “MajolikaHaus” e logo ao seu lado o “Haus in Wienzeile 38”. Nesse caso as máscaras são entendidas como os desenhos e adornos encontrados nas fachadas.


Com a utilização de cerâmicas coloridas ou adornos dourados Otto Wagner dá uma nova interpretação para a edificação, que se impõe e evidencia em meio as outras.



Essas edificações, que possuem grande influência “Art Noveau”, tem semelhança com as máscaras do Canaval de Veneza pela sua incrível beleza e pela abundância de detalhes e cores.
Nesse caso, o uso da máscara valoriza a edificação. Não a deixa escondida, pelo contrário, dá a ela características diferentes das que poderia possuir sem a máscara, pois ao contrário de muitos edifícios com influência “Art Noveau” esses edifícios não possuem curvas em suas fachadas, estas são lisas e retas. Aqui a máscara se mistura com o seu usuário e eles se tornam um só.

Segundo o escritor Paul Valéry "o mais profundo é a pele" e no caso da análise desses dois edifícios com certeza a profundidade, beleza e toda a importância desses edifícios são, primeiramente, vinculadas à sua pele externa, ou seja, seus adornos e desenhos. A primeira impressão vem de seus minunciosos detalhes.

Como julgar que esses adornos são futilizades se são eles os responsáveis pela característica mais marcante do projeto? Como ignorar essa fachada e só se importar com a funcionalidade ou uso ao qual possa ser destinado?

Com certeza seguir um programa e avaliar as necessidades de cada projeto é essencial, mas...


Um pouco de beleza nunca fez mal a ninguém.

.
.
.
Fontes: Para visualizar as fontes das figuras basta clicar sobre elas.

3 comentários:

wheatgerm disse...

Architecture es magnifico

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Clara Luiza Miranda disse...

beleza só fez mal talvez á Branca de Neve...